Diferenças entre Pirataria e Compartilhamento
Ler um livro e contar a história lida para alguém é de certa forma compartilhar o seu conteúdo.
Ler o jornal de um amigo também, assim como ir assistir televisão na casa de outra pessoa.
Tudo isso é compartilhamento de informação, não podendo ser confundido como ilegalidade ou pirataria.
A venda de cds piratas nada tem a ver com o compartilhamento de informação, já que esse último é feito de forma gratuíta.
O livre acesso a informação é um direito do povo de qualquer lugar do mundo.
A cultura, uma vez criada não pode ser possuída por ninguém, seja música, cinema, televisão, etc.
O direito autoral existe para que ninguem roube a sua obra, não para proibir que ela seja divulgada e conhecida.
O verdadeiro artista sente prazer em ver seu trabalho difundido e valorizado, contudo o valor de uma obra não tem apenas conotação financeira, mas também sentimental.
Surge a pergunta: Como sobrevive um artista, senão do seu trabalho?
A resposta reside no tamanho da ganância dele. Muitos "artistas" são criados pelas gravadoras para que se tornem sucesso rápido e a custa de jabás e muita repetição nas rádios.
Esses artistas realmente vão se sentir lesados com o compartilhamento pela net, afinal sua capacidade pode estar limitada à uma só música.
Já os grandes artistas não deveriam ter esse medo, explica-se:
Eles sempre sobreviverão com seus shows, apresentações, publicidade, direito de imagem e também com vendas de novos trabalhos, ainda que de forma reduzida em comparação ao passado.
Hoje, mesmo que um cd venha a ser vendido pela metade do preço, a pirataria e o compartilhamento continuarão a existir, então, uma solução seria que os artistas aprendam a viver com menos ganância e mais competência, porque mesmo a pirataria exige qualidade.
O Governo já mostra bom senso e adere ao compartilhamento. O site
http://www.dominiopublico.gov.br/ oferece acesso à varias obras de artistas famosos, e não se engane com o nome
domínio público, também é compartilhamento sim senhor, pois nada mais é que a liberação do trabalho de algum artista para que a população possa conhecê-lo melhor.
O blog MPirate, apesar de carregar a expressão "pirate", não se prende a isso, até compartilhamentos são raros aqui, mas defendemos o acesso à cultura, não de forma a visar lucro.
Assim os pais podem continuar contando histórias de ninar para seus filhos, sem precisar pagar os direitos autorais ao Sr. Walt Disney.
Freedom for Culture
16/11/2009, 14:55
adoreiiii