Pirataria Cultural II

24/06/2011 12:39 Postado por MOIZA MPIRATE
A cultura é o principal legado que a humanidade pode deixar.
Por meio da cultura deixaremos perpetuada nossa passagem pela vida.
Nascer, viver e morrer só tem sentido se, quando deixamos de viver, nossa história for lembrada por outras gerações.
As tecnologias existentes servem unicamente para divulgar essa cultura, consequentemente, é essa cultura que traz o entretenimento, a diversão e que faz girar a produção cultural.
Limitar a divulgação da cultura, cobrando preços abusivos por CDs, DVDs, Teatro, Cinema, entre outras é o mesmo que cercear a humanidade de obter essa cultura.
A falta de capacidade das pessoas responsáveis pela distribuição dessa cultura (produtoras, gravadoras, estúdios, etc.) torna cada vez maior a pirataria.
O pirata cultural, que fique bem claro, aquele que busca cultura sem fins lucrativos, espera sim uma solução economicamente viável para adquirir essa cultura, mas enquanto ela não vem, o acesso gratuito continua sendo a única forma de ele atingir essa cultura.
A verdade é que hoje em dia, o processo para se conseguir essa cultura é muito mais prazeroso que o resultado final, ou seja, é muito mais gostoso baixar o filme, embutir legendas, criar um dvd pirata, baixar as musicas, criar as capas, gravar um cd pirata, do que assistir ao filme pronto, ou ouvir o cd, até porque, na maioria das vezes o filme e o cd são ruins à beça.
Quando algum sábio descobrir isso, vai ganhar mais dinheiro que na venda do produto pronto, aliás, os sites Baixaqui, Superdownloads, além das empresas como VSO, NERO, faturam alto com os programas que possibilitam esse processo de produção pirata.
Até blogueiros ganham dinheiro com propaganda na forma de widgets, HTML etc., lembrando que empresas grandes utilizam esse tipo de marketing (Submarino, Buscapé, Americanas, Groupon, Mercado Livre e outras).
Imagino que deva ter gente inteligente procurando soluções viáveis, mas se não deixarem a ganância de lado, nada irão conseguir.
Outro dia consegui autógrafo num CD pirata (MP3) com a discografia do Gabriel Pensador, que é nosso amigo e não se incomodou em autografar, tudo bem que ele deixou de ganhar por conta dessa pirataria, mas será que o mais importante pra ele hoje é vender seus cds ou divulgá-los para as novas gerações que ainda não conhecem suas músicas?

0 Response to "Pirataria Cultural II"