A Revolta da Chibata

24/11/2009 12:09 Postado por MOIZA MPIRATE
A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se desenrolou de 22 a 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto. (foto)
Na ocasião, mais de dois mil marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade. Durante os seis dias do motim seis oficiais foram mortos, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves.
Depois da revolta, o Almirante Negro fica preso em sub condições por 18 meses, é afetado das faculdades mentais e internado, fica tuberculoso mas consegue sobreviver. Passa a ser vendedor de peixe no Rio de Janeiro.
João Bosco e Aldir Blanc compuseram a música "Mestre Sala dos Mares", em homenagem a João Cândido, mas censurados tiveram que alterar algumas palavras da letra. Mais tarde descobriram que na verdade a censura não estava preocupada com o ato, mas sim com o fato de João Cândido ser negro e a letra colocá-lo como almirante. 

Ouvam a música alterada e na legenda a letra original

0 Response to "A Revolta da Chibata"